Bolo de beterraba - sem glúten e sem lactose

Beterraba, quem gosta? Nós cá por casa gostamos muito. No entanto, o meu querido sogro deu-nos uma carrada delas. Tenho beterraba congelada, pronta para cozer e assar, tenho ainda no frigorífico para comer em saladas, e como se não bastasse, ainda tenho um saco na despensa à espera de uso. Não gosto de deitar comer fora, e para não estragar resolvi fazer um bolo de beterraba. Para quem não conhece, ou nunca provou digo-vos que o sabor fica entre um nabo e uma cenoura 😅, tem aquele gostinho térreo, que faz lembrar o nabo e é ligeiramente adocicada, como a cenoura. Obviamente que continuo com muitas para gastar, mas assim já consigo despachar algumas. Se tivesse uma máquina para desidratar, já tinha solução: desidratava e fazia farinha!



Vamos então à receita!

Ingredientes:

200gr de beterraba ralada ou moída
130gr de farinha de aveia, sem glúten
10gr de polvilho doce, (tinha este restinho na despensa e aproveitei)
5 ovos, separar gemas das claras
80gr de tâmaras, sem adição de açúcar
2 c.sopa de manteiga de Amêndoa, (opcional)
1/2 vagem de baunilha
1c.chá de fermento em pó

Juntar todos os ingredientes, à excepção do fermento e das claras, numa taça e mexer.
Numa outra taça, bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Juntar 1/3 ao preparado anterior e misturar tudo muito bem. Colocar metade das restantes claras e muito gentilmente envolver, para que entre o máximo de ar possível. Proceder do mesmo modo com o resto das claras e adicionar o fermento. Depois de tudo envolvido, vamos colocar numa forma forrada com papel vegetal. Vai ao forno pré aquecido nos 180 graus, por 20 a 30 min. Como cada forno é diferente, o tempo pode variar. 

Depois de frio fiz uma cobertura com tâmaras, cacau, beterraba e óleo de côco. Não tirei medidas, e por isso não consigo dar-vos a receita. Também não ficou como desejava, e por isso prefiro-o simples. 

A próxima fatia será com gelado de banana 😁👌🍦



Comentários

Mensagens populares