Bolo de cenoura - versão americana

Precisava eu de uma "desculpa" para fazer este bolinho, e lá surgiu o aniversário da minha mãe, (e com ele o pretexto que eu precisava). Nunca tinha feito tal bolo, costumo fazer o nosso querido bolo de cenoura, que modéstia à parte em nada fica atrás deste. Mas são bolos completamente diferentes. Andei a vaguear pela internet e fui tirando ideias aqui e acolá, meti mãos à obra sem nenhuma receita definida, típico da minha pessoa. Correu bem, o bolo ficou bom, e teria corrido melhor se não me tivesse esquecido de colocar as especiarias, é o que dá não anotar os ingredientes. A minha receita é um apanhado de outras tantas, não será este meu bolo o verdadeiro, mas anda lá perto,(espero eu). =) Passando à frente, vamos aos ingredientes!

Ingredientes:
(usei uma medida de 250ml)
3 medidas de farinha peneirada
6 ovos M , separar gemas das claras
1 medida de óleo de girassol
1/2 medida de açucar mascavado
1/2 medida de mel
1 medida de passas
1 medida de nozes
1 medida, (cheia), de cenoura ralada
1 c.chá de fermento em pó
1 c.chá de canela
1/2 c.chá de noz moscada
1/2 c.chá de gengibre em pó

Como referi, esqueci-me de colocar as especiarias, mas seriam estas as medidas a colocar. Se gostarem muito podem aumentar a quantidade. 

Começamos por separar as gemas das claras, reservamos as claras para mais tarde. Juntamos o açúcar com as gemas e batemos tudo, até termos um creme volumoso e esbranquiçado. Como cá em casa não somos grandes fãs de passas, (não tanto pelo sabor, mas pela textura), resolvi tritura-las com a cenoura e o mel. Acrescentamos esta mistura ao preparado das gemas e batemos novamente. Juntamos também o óleo e as nozes, picadas grosseiramente. Mexemos tudo, peneiramos a farinha e envolvemos. Por fim juntamos o fermento em pó e as especiarias. Batemos as claras em castelo e envolvemos no preparado da farinha, com cuidado, basta envolver sem bater. Untamos uma forma com manteiga e farinha. Vai ao forno por aproximadamente 45min, a 180º. Cada forno é diferente, e por isso este tempo não é uma ciência exacta.



Este bolo casa muito bem com uma cobertura de queijo creme. Para o creme usei 2 embalagens de queijo e  cerca de meia chávena, (60ml), de açúcar em pó. Coloque o açúcar aos poucos, e vá provando até estar ao seu gosto. Basta bater tudo até ficar um creme homogéneo.



Para a decoração, aventurei-me com um molde que tirei da internet. Imprimi o molde, coloquei uma folha de papel vegetal por cima e "desenhei" com chocolate derretido. Fiz uma espécie de funil com papel vegetal, coloquei lá o chocolate e passei por cima do desenho, é preciso ter paciência e uma mão firme.











Comentários

Mensagens populares