Kefir - *Queijo creme* - Probiótico


Antes de vos adiantar a "receita" do queijo creme, vou vos explicar o que é o kefir, (ingrediente chave).

Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran). Ou seja, faz muito bem à nossa saúde, principalmente para quem tem problemas digestivos e toma probióticos regularmente. Basicamente com o nosso amigo kefir não precisam de gastar dinheiro em probióticos, (caros). Eu consegui o meu por doação, como os grãos se multiplicam, quem tem costuma fazer doações para outras pessoas puderem usufruir também dos seus benefícios. Portanto, caso queiram adquirir grãos de kefir peçam a alguém que já tenha, (existem pessoas que tentam fazer dinheiro vendendo, eu acho um dispara-te), procurem grupos de doações, pode ser que tenham sorte e exista algum doador na vossa zona.

Agora, vou vos dar as indicações que me deram a mim:
Colocar o kefir num recipiente de vidro, deixar a tampa mal fechada/entreaberta, eu coloco um pedaço de pano a tapar o frasco e prendo-o com um elástico. Assim, o meu "bichinho",(é assim que o trato), pode respirar à vontade. Há quem diga que para uma colher de sopa de kefir, juntar 500ml de leite. Nunca medi o leite que coloco, mas podem começar por estas medidas e depois vão adaptando à vossa necessidade.
Muitos grãos e pouco leite = fermentar muito depressa (8h)
Muito leite e poucos grãos = fermentar devagar (48h)
Deixo o meu a fermentar de um dia para o outro, (24h), quanto mais tempo a fermentar mais ácido fica. Mas podem sempre juntar açúcar, fruta ou mel para um sabor mais agradável.
Coar os grãos num passador de plástico,( os de aço podem tirar propriedades e até matar os grãos). Voltar a colocar o kefir num frasco com leite e esperar que fermente. Não é preciso lavar, eles ganham uma goma, mas é mesmo assim. Eu lavo uma vez por mês, se tanto. Depois de coado está pronto a consumir! Aguenta uns 3 dias no frio.

Tinha-me esquecido, o kefir alimenta-se da lactose, quanto mais tempo a fermentar menos lactose terá,( mais ácido fica). Para quem é intolerante, pode substituir por leite de soja, ou outro,(mas pelo feedback o de soja é o melhor para se reproduzirem)
Outra coisinha, não se coloca o kefir, (grão) no frigorífico, coloca-se sim o leite que se coa. Mas podem usar leite que estava no frigorífico para juntar ao kefir, (confusos?) ;)

Depois de coado:
Podem beber logo assim, ou se preferirem podem passar o leite por um coador de café, para separar o soro e tornar o leite mais cremoso. Quanto mais tempo a coar, mais firme ficará. Quando quero que fique cremoso como o iogurte, deixo umas 8h no frigorífico a coar. Se pretender queijo creme, deixo 12h, (mas tudo depende da quantidade que estamos a coar).

Faço assim, coloco o filtro num funil e ponho por cima de um recipiente alto,(de maneira que o funil não toque no fundo). Depois de coado, fica o soro que também tem inúmeros benefícios, mas sobre isso falo noutro dia.

 O meu iogurte, com morangos


Queijo creme com ervas

E depois deste texto,(longo), vou resumir:
Deixar o leite a fermentar por umas 12h a 24h
Escorrer o leite para um passador de plástico, (para separar os grãos).
Colocar o leite fermentado num coador de café por 12h, no frigorífico.
Depois de coado, retirar para um recipiente e juntar sal e temperos* a gosto, mexer tudo muito bem e rectificar se necessário.

*usei oregãos, salsa, alho em pó e pimenta

Espero ter sido o mais clara possível,caso tenham ficado confusos não hesitem em fazer perguntas :)
Dia feliz*




Comentários

Mensagens populares